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Sobre capacidade e escolha

Ao ouvir de alguém a seguinte frase “Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos”, comecei a pensar na essência do que é ser escolhido e concluí que, se algum ser existe, é porque foi escolhido. Portanto, cabe apenas verificar como capacitar esse ser.

Na natureza, as próprias leis da sobrevivência encarregam-se de determinar as capacidades dos seres. Com relação ao que acontece com os seres humanos, deveria ocorrer o mesmo. Mas, como o mundo dos humanos é muito complexo, o que se pode esperar de alguém que tenha o livre-arbítrio como princípio de conduta é que busque muitas vezes desejos onde não há possibilidade nenhuma de realização. As ambições humanas descontroladas é que subvertem a vontade, a qual deveria se adaptar às aptidões naturais dos homens.

É claro que vocações podem ser estimuladas, mas é praticamente inviável que um atleta levantador de pesos consiga a mesma agilidade de um ginasta de solo ou um patinador artístico. Também é claro que a persistência leva à superação de obstáculos às vezes tidos como impossíveis, mas, pensando apenas em probabilidades de realização mais visível, veremos que é mais simples buscar ajustes ao que se afina melhor com o temperamento e os dotes naturais das pessoas, as condições de idade e vivência do que a situações menos obviamente próximas a elas.

Em termos pedagógicos, o trabalho de educadores seria muito facilitado se pudessem buscar saber, logo cedo, quais os caminhos que interessam ao estudante. A chamada Pedagogia do Sucesso, que é defendida por humanistas importantes, como Viviane Senna, por exemplo, baseia-se na busca de desvendar os caminhos que levam algo a acontecer na vida das pessoas. A palavra “sucesso”, na sua origem, significa exatamente “acontecer”. Em italiano, ela mantém esse significado. Se pretendo dedicar minha vida ao canto, porque devo preocupar-me excessivamente com muitas perspectivas que me afastem dele? Não me refiro a disciplinas escolares, porque todas são úteis a qualquer fim, uma vez que o exercício do pensamento leva a que qualquer pessoa, em qualquer função da vida, seja orientada para sua especificidade a partir de uma formação genérica excelente. Assim, não se pode pensar que alguma disciplina tenha mais importância do que outra.

Para capacitar os seres que os caminhos da vida trouxeram até a companhia de um educador, deve ele procurar conhecer o sentido de vida de cada educando e promover esforços para colaborar com a capacitação que a natureza for moldando ao aproximar cada ser de sua escolha. Se os caminhos não conduzirem ao sucesso, ao acontecer das capacidades, ao despertar da vida que segue, ocorrerá infelizmente o sofrimento, a dor, a frustração, a mágoa, com consequências trágicas, como desemprego, fome, miséria, suicídios, guerras.

Se todos são escolhidos, deve-se capacitar adequadamente a todos, para que o mundo seja o lugar da felicidade, do sucesso, não o da frustração. Os educadores têm, portanto, a missão de bem conduzir os escolhidos aos caminhos adequados do desejo, das escolhas, do prazer.

 

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Claudionor Ritondale

Claudionor Aparecido Ritondale, nascido em São Paulo, em 1957. Casado, pai de uma filha, amigo de cães, apreciador de vinhos. Mestre em Língua Portuguesa, com sólidos conhecimentos em Português e na área da Educação. Escritor premiado, com 41 livros editados e vários artigos sobre vários assuntos – poesia, contos, língua portuguesa, filosofia, viagens, crítica literária e de artes, administração. Revisor de textos, professor de Metodologia do Trabalho Científico. Faz palestras, ministra cursos e participa de videoconferências sobre o novo acordo ortográfico, ministra cursos de língua portuguesa pela internet. Autor de apostilas de Filosofia, Sociologia, Língua Portuguesa, Redação, Interpretação de Texto e Literatura para o ENEM. Tradutor de italiano, inglês, espanhol, francês e alemão, para particulares, empresas e editoras (textos técnicos e literários). Aposentado de um banco estatal, com experiência em programas de Treinamento e Desenvolvimento e universidade corporativa. Copyright © 2012 Claudionor Ritondale

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