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  • Abraçar

    Poema contido no livro de poemas “Revisão do Pouso do Instante”, de Claudionor Aparecido Ritondale”, publicação virtual de 2009, cuja resenha se encontra na seção “Livros”.

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  • PRODUÇÃO E INTELIGÊNCIA COMO FORMAS DE AUTOCONHECIMENTO

    Artigos

    Na nossa sociedade de muito produzir ou até em sociedades em que praticamente fazer apenas o mínimo é o cotidiano, há sempre a avaliação das pessoas pelo que fazem. O julgamento busca avaliar qualidade e eficiência.

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  • POLÍTICA PESSOAL: PASSO PARA O AUTOCONHECIMENTO

    Artigos

    Pode parecer a alguns mais apressados na análise que falar de política em termos individuais é algo impraticável já que política diz respeito ao coletivo. Já da raiz grega “polis”, que era a palavra que designava a cidade, a coletividade, a noção de política é, de fato, coletiva. Ocorre que, quando se fala de política pessoal, a noção é a da postura de qualquer indivíduo perante o restante da sociedade. Nós somos seres sociais, mais do que individuais, então faz sentido que pensemos em política pessoal, que, no fundo, é a postura política do indivíduo perante o grupo.

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  • Os quatro pilares da miséria

    Artigos

    Não sou economista, não tenho curso de administração de empresas, mas sobrevivi até agora razoavelmente bem, num processo de superação de adversidades. Vi muitas transformações na economia como um todo e fui beneficiário e/ou vítima delas todas.

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  • EM AQUARELAS

    Poemas

    Lembrei-me do primeiro esboço de vida, Que tive ao buscar entender o amor, Essencialmente brotaram-me, em água, E tinta fluida em pincel e luz, formas efêmeras.
    Importante era compor praças completas, Furtos da imaginação precoce, De querelas mínimas, familiares, toscas, Na busca por compreender o mundo.

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  • AUSÊNCIA DE POESIA

    Poemas

    Mais que a morte desejada em vida, O ausentar-se da poesia é morrer em lei e gesto.
    Viver sempre à beira do abismo. É ostentar o vazio de não saber o rumo do poetar.

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  • ACALANTO

    Poemas

    Porque sonhos devem ser transcritos para a vida, Especialmente se houver sintonia com o entusiasmo. De estar sempre no céu do cotidiano,
    Escrevo-lhe, com ternura, para que durma e desperte. Sempre com a expectativa de um encanto.

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  • À TOA

    Poemas

    Nego meu rumo, Destino voa, A vida se apruma Solta, leve, inunda-me.

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  • CORTEJO DE NATAL (CONTO), de Helen Ward

    Traduções

    A noite está escura, e o ar está carregado com o silêncio, enquanto a neve cai densa e pousa mansamente sobre a terra. Uma aveludada cortina de flocos de neve mascara a lua e encobre um milhão de estrelas de vista. Nenhum som pode ser ouvido, e a floresta dorme em paz.

    O encantamento é quebrado por um ligeiro farfalhar do Ratinho correndo de seu ninho de folhas. Ele olha em volta e fareja o ar, então foge depressa por sobre rochas e galhos, até que alcança o caminho da floresta. Pacientemente, ele se senta e aguarda, e um silêncio desce uma vez mais.

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  • Procura-se um leitor

    Crônicas

    Pensei hoje na idéia de divulgar o que escrevo. Isso significa encontrar leitores. Para pensar em criar um leitor, devo imaginar que ele não existe, se eu me ativer ao sentido mais primitivo e original de “criar”. Há outra ideia: a de amamentar, que, por derivação de sentido, deu-nos a idéia de educar, instruir, como se pensa quando se quer falar de criar filhos, por exemplo. Acho que, no caso de um escritor diante de virtuais leitores, tanto uma acepção quanto outra são pensáveis. Como criar leitores, tanto num sentido quanto no outro?

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  • Nomes

    Crônicas

    A fórmula “meu nome é…” lembra certo político caricato e conservador, que nos fulminava com ela mais seu nome, o qual não declino para não associá-lo a mim, que não me pretendo conservador nem caricato. Outra fórmula, desbancada por um escritor, é a “eu me chamo” – alegava uma de suas personagens que não se chamava, os outros a chamavam de seu nome. Sem consagradas fórmulas, fico com o fato de que Claudionor Aparecido Ritondale não é nome simples de encontrar.

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  • Histórias para dormir – Antologia

    Traduções

    Buzzz! Bzzz! Zzzzzzzz! En la ventana del dormitorio de Bruno. Fue una abejita zumbando, buscando un lugar para esconderse. El tiempo fue dando a entender que iba a llover, al principio de la noche. La abeja estaba solo y desesperado. Ella había salido muy temprano en su caseta de perro, a pasear en el bosque sin permiso de sus padres y terminó perdiendo.

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  • Coração: a porta da compreensão, de Júlio César Bridon

    Traduções

    Parlons un peu de Ed, cet être qui nous montre le vrai chemin du bonheur.
    Chaque fois que nous rencontrons un personnage, nous pensons qu’il va nous montrer quelque chose de positif.
    Premièrement, nous devons comprendre que Ed est vraiment une puissance supérieure, quelque chose qui touche notre cœur et qui apparaît dans nos vies et que nous montre la lumière et la vraie voie.
    L’histoire de Rose ne nous apporte quelque chose de différent, mais la rencontre avec “Monsieur” Ed est qui rend le livre authentique, en démontrant comment il est possible de comment un changement radical pour le mieux.
    Chercher, toujours chercher, c’est ce qui fait le vrai chemin, plein d’alternatives positives.

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  • Estilística, Linguística do texto e Composição

    Traduções

    (In: BERNÁRDEZ, Enrique (compilador). Introducción a la lingüística del texto. Madrid, Arco, 1987, p. 131-150). Nils Erik Enkvist. (tradução do original espanhol para o português por Claudionor Aparecido Ritondale) Disponibilidade na border.com: Este título está fora de catálogo. Apesar de não estar disponível na editora, nós pesquisaremos em nossa rede de sebos para você e enviaremos uma posição atualizada dentro de uma ou duas semanas. Código (ASIN) ISBN:8423965015.

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  • ÂMBITO DISCURSIVO: ASPECTOS DE UMA SEMÂNTICA TEXTUAL

    Traduções

    Os avatares da ciência, em sua filogênese, começam a dar razão a Sartre, em sua tese do contágio das idéias. A qual tem, entre outras, um profundo ensinamento: a enfermidade provoca o germe de sua cura, para seguir na mesma direção. Uma falsa perspectiva, um erro de cálculo podem passar despercebidos enquanto o umbral dos fenômenos de estudo não estejam sensivelmente afetados, mas, abaixo de tal umbral, cobram relevo e figura, dando passo à teoria subseqüente, ao próximo falseamento da realidade, à próxima convenção coletiva, em um processo de radical falsificação interminável.

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  • Cap. 5 – “As estruturas textuais: coerência, coesão, adequação e correção” do livro de ARRIAZA, M. Texto, contexto e situação. Barcelona, Octaedro, 1994.

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    RAFAEL LOPEZ, Granada. “Nós não temos nenhuma culpa de ser negros. Quiseram matar-nos.” Assim se expressava ontem o senegalês Nar Diouf horas depois de que uns desconhecidos borrifaram gasolina e ataram fogo à casa que divide com outros nove africanos no bairro granadino de Albaicín. Parte da porta incendiou, causando uma intensa labareda que obrigou aos cinco imigrantes que se encontravam dentro a saltar pela janela. Em conseqüência da queda, dois deles ficaram levemente feridos. Sobre as madeira da porta carbonizada alguém escreveu: “Negros no zôo”. O governador civil de Granada Gerardo Entrena, descartou qualquer intencionalidade racista e comentou que a pintura poderia ser um estratagema para despistar a polícia.

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  • Eu que gosto de animais

    Artigos

    É de imaginar alguém que diz que gosta muito de animais não saber quase nada sobre eles? Provavelmente a ideia de conhecer algo seja mais racional que emocional. Ocorre que, numa sociedade que preza muito o conhecimento, dificilmente escapa a quem tem vínculos emocionais o também prazer das descobertas proporcionadas pelo conhecimento.

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  • BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O ANONIMATO

    Crônicas

    O autor faz diferença, ou não teríamos uma quantidade bem maior de títulos dos nomes conhecidos. Alguns nomes podem significar muito mais e já identificar seu autor. Obviamente, quando o autor já tem fama por uma outra área e até o título de algum livro seu foi muito divulgado em qualquer mídia poderosa, pode haver até o afastamento do leitor. Um exemplo poderia ser o título “Marimbondos de…”. Bem, o autor não é visto como literato, embora escreva e faça parte da Academia Brasileira de Letras. O problema é que pode ter recebido a antipatia do leitor, influenciado pela mídia, a partir de sua trajetória extraliterária (digamos!). E isso não seria um pré-julgamento?

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  • Sobre capacidade e escolha

    Crônicas

    Na natureza, as próprias leis da sobrevivência encarregam-se de determinar as capacidades dos seres. Com relação ao que acontece com os seres humanos, deveria ocorrer o mesmo. Mas, como o mundo dos humanos é muito complexo, o que se pode esperar de alguém que tenha o livre-arbítrio como princípio de conduta é que busque muitas vezes desejos onde não há possibilidade nenhuma de realização. As ambições humanas descontroladas é que subvertem a vontade, a qual deveria se adaptar às aptidões naturais dos homens.

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  • Uma autodescoberta para alguém que diz, como eu digo, que gosta de animais

    Crônicas

    É de se imaginar alguém que diz que gosta muito de animais não saber quase nada sobre eles? Provavelmente a ideia de conhecer algo seja mais racional que emocional. Ocorre que, numa sociedade que preza muito o conhecimento, dificilmente escapa a quem tem vínculos emocionais o também prazer das descobertas proporcionadas pelo conhecimento.

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  • CONHECER-SE NÃO SIGNIFICA NADA ESTÁTICO

    Artigos

    Quando pensamos em conhecermos a nós mesmos, temos que entender que nosso entendimento do mundo é resultado da incorporação de valores de outras pessoas em nossas vidas. Somos uma função do outro. Assim como valores se alteram, nós também nos alteramos. Isso significa que conhecemos a nós mesmos em momentos diversos, daí ser o autoconhecimento algo que também evolua. O importante é a sintonia com a mudança.

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  • UM ITEM IMPORTANTE DE NOSSO AUTOCONHECIMENTO: NOSSA SEXUALIDADE

    Artigos

    Não seria necessário alguém como Sigmund Freud escrever que a primeira coisa que se distingue numa pessoa é seu sexo. Qualquer um, antes de uma criança nascer, já tem a curiosidade (o mínimo a se dizer) sobre se ela será menino ou menina. Obviamente, a sexualidade não é a definição do órgão sexual que uma pessoa ostentará, mas a complexidade de desdobramentos entre ter preferência por um relacionamento adulto com alguém do mesmo sexo ou de sexo oposto.

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  • Autoconhecimento: reflexão inicial

    Artigos

    Autoconhecimento pode ser algo muito complicado porque, se pensarmos em quantos níveis envolvem um ser humano, teremos muito o que pensar. Talvez tenhamos todos que estudar alguma ciência médica para conhecermos nosso corpo, que seria o nível físico de nosso ser, mas será que isso é realmente necessário? Li certa vez um filósofo que dizia que nós não conseguimos ter a sensibilidade necessária para nosso corpo, daí adoecemos, engordamos, transtornamos nossas feições de tal forma que ficamos feios, aparentamos antipatia, enfim, fazemos de nosso corpo algo pouco razoável para com ele.

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  • O que realmente uma pessoa é está muito nos seus sonhos

    Artigos

    Se tratarmos de autoconhecimento, obviamente teremos que pensar, em um primeiro momento, inevitavelmente em quem somos. Talvez possamos pensar em algo que somos. Pode ser que eu me engane, mas não é possível descrever a nós mesmos sem o uso de um parâmetro que venha dos outros, porque, antes de virmos ao mundo, já existiam formas de conhecimento. Nós aprendemos com o que já existia, mas também aprendemos a observar que há possibilidade de gerarmos situações novas.

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  • Fazer um nome

    Crônicas

    O escritor, na acepção do termo, é o indivíduo que escreve. Para escrever literariamente, há de o escritor contar com o talento para a ficção, que é a criação de arte com a palavra escrita. Aprender a escrever é um longo aprendizado, porque, além do domínio do idioma – o que inclui até saber errar propositadamente nele –, é necessário encontrar um modo próprio de conceber seus escritos, com técnica haurida no que se lê, mas com originalidade, ou seja, algo que não se confunda com os escritos de nenhum outro escritor. Pode-se ver alguma influência, mas o importante é que o escritor seja visto como um criador, não como um copiador.

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