Além de comentar item a item o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, que entra em vigor oficialmente em 2012, o autor oferece algumas ideias para melhorar o ensino de problemas espinhosos da gramática.
Fernando Pessoa por Alberto Caeiro
O primeiro e talvez mais importante dos heterônimos de Fernando Pessoa é visto por todos os poemas publicados para a autoria inventada de Alberto Caeiro. Faço uma análise preliminar dos heterônimos e enveredo por uma aguda análise de Caeiro, na busca por oferecer um entendimento amplo do fenômeno criativo que despertou o interesse de muitas vertentes críticas do mundo inteiro: a concepção de muitos poetas por aquele que talvez seja o maior poeta de todos os tempos, que foi Fernando Pessoa.
Da necessidade da leitura
O livro é, ao mesmo tempo, um guia de leitura e um breve ensaio sobre o tema. Tem o objetivo de estimular o saudável hábito da leitura em todas as pessoas. Traz alguns exercícios como forma de propiciar uma boa iniciação em técnicas de leitura eficiente.
A arte de escrever: curso de escrita criativa
Fruto de atividade docente em oficinas culturais da cidade de São Paulo, o livro traz uma série de 24 sessões que ensinam a escrever poesia e prosa, além de alguns conselhos para obter ideias e possíveis esquemas de divulgação. A essência do livro é o discurso de conhecimento histórico dos gêneros literários, no sentido de oferecer ao eventual candidato a escritor uma gama variada de opções de escrita. A pesquisa e o estudo são incentivados a fim de que possa o futuro escritor melhor desenvolver seu talento. Vários exemplos de textos literários e uma razoável quantidade de exercícios auxiliam o escritor a começar a soltar suas ideias no papel.
Crase sem crise
NÃO É TÃO DIFÍCIL ASSIM! À, a, há, ah, á? Quem nunca se perguntou se usa acento, qual acento, se deve colocar “h” e onde? O Português tem peculiaridades que não podemos negar; ao contrário, temos que estudá-las, compreendê-las e, quando podemos, ensiná-las, a fim de que outros não tenham as mesmas dificuldades que um dia tivemos. Este foi meu pensamento ao conceber este manual que espero seja útil a todos que tiverem as inevitáveis dúvidas sobre o assunto. Busquei exemplos e explicações acessíveis ao público em geral. Procurei não fugir do ensino dogmático da gramática, mas também não deixar de refletir sobre situações controversas. Não pensei em obra feita com um fim exclusivo de preparar alguém para uma prova específica sobre crase, tampouco apenas resolver momentaneamente a questão. Espero que o livro sirva como guia de consulta para o dia a dia, até que não seja mais necessário, sinal de que cumpriu sua tarefa: esclarecer de vez a crase. E, se possível, sem crise!
Um estudo de redundância
Reprodução de minha dissertação de mestrado, que tratou de semântica, a partir de algumas frases consideradas redundantes que me foram enviadas pore-mail. O centro das análises é a linguista brasileira conhecida como Madre Olívia, muito pouco estudada no Brasil.
Português: sintaxe avançada
Continuidade do livro “Português: sintaxe básica”, contém algumas propostas de abordagens menos tradicionais da sintaxe do português e muitos exercícios.
Português: sintaxe básica
Livro de exposição de alguns princípios da sintaxe do português, fruto de um curso que ministrei. Contém muitos exercícios.
Acentuação gráfica pelo método lógico de apenas uma regra
Aproveitei cursos em que aprendi essa regra única e cursos que ministrei sobre ela. Trata-se de uma compreensão sobre um ponto crucial na gramática do português e que provoca imensas dificuldades nos aprendizes do idioma. É uma dedução lógica a partir das raízes do idioma, não da descrição gramatical confusa que tradicionalmente é ensinada em escolas. Quem aprender a regra não quererá mais saber de tantas regras ensinadas pela gramática confusa tradicional (aliás, quem sabe quantas regras de acentuação gráfica temos?).
Novos contares
São 19 contos compostos por puro entretenimento. Alguns foram enviados para concursos literários, até foram bem recebidos – não declino quais foram, nem os prêmios, tampouco os concursos –, mas o que importa é a possibilidade de mostrar a ficção em narrativas curtas, na busca de valorização da língua portuguesa, instrumento de que procuro me utilizar e de que julgo cuidar muito, pois, afinal, tenho um título de Mestre em Língua Portuguesa. As virtudes ou defeitos formam a base de dores, amores, humores e sem-pudores de tais narrativas. Este livro reúne contos que tratam de coisas que presenciei ou apenas inventei a partir de coisas que poderia ter vivido ou constatado. Não anseio pelo realismo nem o preconizo, no entanto. Alguma pesquisa formal e o entendimento de que o importante é criar moldam a feição de cada conto. E eu convido os leitores possíveis a apreciá-los.