Voltar

Livros

Categoria
  • Gramática Histórica da Língua Portuguesa: um exemplo da evolução histórica das palavras por meio da análise histórica de um texto

    O livro é um estudo da evolução das palavras de um texto do século XIV, por meio de metaplasmos. O autor usa a teoria linguística para expor a evolução de cada palavra de um curto texto dos primórdios do português, apresentando, assim, um exemplo de como algumas palavras, ao longo dos séculos, se transformaram desde o latim clássico ao latim vulgar, ao galego e dialetos da Península Ibérica, para finalmente chegar ao português contemporâneo da forma como é escrito hoje, mais especificamente no Brasil.

  • História para o ENEM e vestibulares

    O livro traz o conteúdo completo de História Geral e do Brasil para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e para os principais vestibulares do Brasil. Livro fartamento ilustrado e contendo exercícios comentados (resolvidos) e com gabarito (a resolver).

  • Geografia para o ENEM e vestibulares

    Todo o conteúdo exigido para Geografia no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares, com exercícios resolvidos e a resolver.

     

  • VAGAS IMPRESSÕES E IMPRECISOS AMORES

    Coletânea dos mais recentes poemas do autor, que versam sobre temas do cotidiano, em versos livres, mais tendendo à fluidez rítmica que ao rigor de padrões métricos. Poeta do mundo urbano, o autor explora pequenas aflições, conflitos pessoais, explora expectativas e frustrações do cotidiano, vaga pela possibilidade de expor na escrita poética a verdade dos sonhos e dilemas das complexidades do mundo contemporâneo.

  • DISPERSIVOS CRONICONTOS E REFLEXÕES SOLTAS

    Coletânea de artigos, ensaios, contos e crônicas ao longo de mais de 20 anos. Livro com muitas passagens irônicas, comentários sobre política, reflexões filosóficas, considerações sobre educação e aspectos da linguagem, num desfile de várias das competências do autor.

  • capa

    SOCIOLOGIA ENSINO MÉDIO (ENEM) E PRÉ-VESTIBULAR

    Livro de Sociologia com os temas mais relevantes dos vestibulares e ENEM. O conteúdo foi produzido a partir de pesquisas e uma seleção criteriosa de tópicos, matérias e questões indispensáveis para os estudos. São aproximadamente 200 páginas e mais de 130 exercícios específicos com gabarito. Material indispensável para aprovação nas melhores faculdades do Brasil.

  • capa

    FILOSOFIA ENSINO MÉDIO (ENEM) E PRÉ-VESTIBULAR

    Livro de filosofia com os temas mais relevantes dos vestibulares e ENEM. O conteúdo foi produzido a partir de pesquisas e uma seleção criteriosa de tópicos, matérias e questões indispensáveis para os estudos. São aproximadamente 200 páginas e mais de 180 exercícios específicos com gabarito. Material indispensável para a aprovação nas melhores faculdades do Brasil.

  • A Divina Comédia, de Dante Alighieri, ilustrada por Salvador Dalì

    É fascinante ver como dois gênios se encontram por meio da arte. Dalí encontra Dante. Fiquei realmente fascinado por adquirir uma gravura do famoso Salvador Dalí quando recebi o convite para um leilão em uma galeria de arte de São Paulo, em agosto de 2009. Eram oferecidas duas obras, com certificação. Eu adquiri uma delas, num único lance (o meu). Depois disso, em 2013, fui a uma exposição com as 100 obras que Dalí compôs para ilustrar o livro máximo de Dante. Fiquei sabendo da história e notei algumas incongruências entre os títulos e a correspondência imperfeita entre a sequência de ilustrações e a sequência de cantos da obra original do poeta italiano. Revi a Commedia, tanto no original, quanto em ótimas traduções, refiz o percurso de Dante e fiz a correspondência mais fiel das ilustrações aos cantos do grandioso poema sacro do poeta florentino. O objetivo era que eu mesmo desfrutasse em livro das ilustrações e pudesse situar a gravura que eu adquirira. Assim fiz e acabei por – acredito – auxiliar a quem queira ter um roteiro inicial da obra de Dante e acompanhar a sequência mais ajustada aos cantos da obra original literária nas ilustrações do artista plástico surrealista catalão.

  • Poemas italianos / Poemi italiani

    Estes são exercícios de poesia em italiano, com a correspondente tradução para o português. Procurei fazer uma coletânea do que consegui produzir em italiano para servir como estímulo a estudantes do idioma. Foi também um meio de eu próprio me exercitar na língua que já consagrou grandes escritores. Foi um exercício difícil para quem ainda não conhece os principais segredos de expressar-se em uma língua tão rica como o italiano. Creio, porém, que o resultado pode agradar a quem se dispuser a ler os poemas. É o que sinceramente eu espero.

  • Antologia por ética

    Compilação de textos do autor sobre questões que ele considerou, ao longo de sua vida até agora, como relevantes que se referem à conduta humana. O autor não considera o livro como sendo um manual de conduta nem um tratado básico de ética, mas uma série de reflexões para se chegar a um sentido prático da ética, daí o título..

  • Visões de um educador

    Algumas experiências vividas por mim, em uma de minhas funções na sociedade, a de professor de Português. Apresento alguns artigos, forneço algumas ideias, proponho algumas saídas inclusive para o ensino à distância e teço considerações sobre problemas agudos da educação.

  • O gerente formador e motivador

    O livro surgiu de uma necessidade de apresentar ao leitor o gerenciamento para a vida, conduzido pela motivação e pela formação de caráter e intelectual. Não é um livro apenas para quem queira comandar equipes no trabalho, mas para quem queira direcionar adequadamente sua vida, seu país, o planeta. Administrar ganha um sentido bastante amplo. O livro foge ao padrão dos manuais de gerenciamento, porque analisa situações sob um ponto de vista bem original, em função da própria experiência de vida que eu tive. Procurei trazer ensinamentos bem originais.

  • Dez dias em Paris: roteiro para brasileiros

    Brasileiros sofrem para ir a pé a qualquer lugar. O Google pode ajudar. Numa viagem de 10 dias a Paris e arredores, fizemos um mapa para viagem a pé, ou no máximo de carro. Inicialmente foi para auxiliar-nos, mas pode servir a muitos. Livro publicado em parceria com Luciana de Oliveira França Ritondale.

  • Comunicação ao telefone: atendimento telefônico profissional

    O livro pretende ser mais que um manual de como atender a telefones em empresas, porque traz reflexões sobre aspectos envolvidos na comunicação que surge a partir de chamadas telefônicas. A condução das ideias é lógica e pretende mostrar que o instrumento precioso de comunicação que é o telefone pode ser muito mais bem utilizado se houver consciência por parte de quem o utiliza de formas mais racionais de seu emprego.

  • Linguagem da informática

    Uma dissertação acadêmica sobre aspectos do universo da informática. São abordados cinco aspectos que permeiam a linguagem de quem está próximo aos computadores. Cinco aspectos são discutidos, com uma visão que mistura linguística, o mundo do usuário de computador e a intuição do estudioso. É instigante pela novidade à época em que foi concebido (2001).

  • Aprenda a pensar

    São textos sobre lógica, vista principalmente como uma condução política de ideias. Agreguei algumas ilustrações irônicas e várias reflexões que procuram ensinar os caminhos do pensamento.

  • Revisão de textos: elementos para profissionais

    Há muitas pessoas que desejam escrever literariamente, mas ser escritor pode não ser uma boa ideia se mal se consegue produzir um texto legível. O conteúdo pode trazer ideias originais e ser instigante, mas textos mal cuidados destroem qualquer conteúdo. O objetivo do livro é apresentar alguns problemas que vivenciou o autor, que é professor de Português e arvorou-se pelo mundo da revisão de textos e por algumas traduções. Muito difícil é entender como as pessoas se iludem com a sua má formação no idioma. A pretensão de escrever é realmente grande no Brasil. O livro serve como um alerta para autores e como um guia, embora não completamente sistemático, para quem decidir fazer trabalhos de revisão. As tabelas de preço e o modelo de contrato simplificado ao final podem ser úteis para esses profissionais que muito sofrem com textos formalmente mal construídos e até portadores de conteúdos de duvidosa qualidade.

  • Reforma ortográfica do Português: acordo ou desacordo?

    Além de comentar item a item o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990, que entra em vigor oficialmente em 2012, o autor oferece algumas ideias para melhorar o ensino de problemas espinhosos da gramática.

  • Fernando Pessoa por Alberto Caeiro

    O primeiro e talvez mais importante dos heterônimos de Fernando Pessoa é visto por todos os poemas publicados para a autoria inventada de Alberto Caeiro. Faço uma análise preliminar dos heterônimos e enveredo por uma aguda análise de Caeiro, na busca por oferecer um entendimento amplo do fenômeno criativo que despertou o interesse de muitas vertentes críticas do mundo inteiro: a concepção de muitos poetas por aquele que talvez seja o maior poeta de todos os tempos, que foi Fernando Pessoa.

  • Da necessidade da leitura

    O livro é, ao mesmo tempo, um guia de leitura e um breve ensaio sobre o tema. Tem o objetivo de estimular o saudável hábito da leitura em todas as pessoas.  Traz alguns exercícios como forma de propiciar uma boa iniciação em técnicas de leitura eficiente.

  • A arte de escrever: curso de escrita criativa

    Fruto de atividade docente em oficinas culturais da cidade de São Paulo, o livro traz uma série de 24 sessões que ensinam a escrever poesia e prosa, além de alguns conselhos para obter ideias e possíveis esquemas de divulgação. A essência do livro é o discurso de conhecimento histórico dos gêneros literários, no sentido de oferecer ao eventual candidato a escritor uma gama variada de opções de escrita. A pesquisa e o estudo são incentivados a fim de que possa o futuro escritor melhor desenvolver seu talento. Vários exemplos de textos literários e uma razoável quantidade de exercícios auxiliam o escritor a começar a soltar suas ideias no papel.

  • Crase sem crise

    NÃO É TÃO DIFÍCIL ASSIM! À, a, há, ah, á? Quem nunca se perguntou se usa acento, qual acento, se deve colocar “h” e onde? O Português tem peculiaridades que não podemos negar; ao contrário, temos que estudá-las, compreendê-las e, quando podemos, ensiná-las, a fim de que outros não tenham as mesmas dificuldades que um dia tivemos. Este foi meu pensamento ao conceber este manual que espero seja útil a todos que tiverem as inevitáveis dúvidas sobre o assunto. Busquei exemplos e explicações acessíveis ao público em geral. Procurei não fugir do ensino dogmático da gramática, mas também não deixar de refletir sobre situações controversas. Não pensei em obra feita com um fim exclusivo de preparar alguém para uma prova específica sobre crase, tampouco apenas resolver momentaneamente a questão. Espero que o livro sirva como guia de consulta para o dia a dia, até que não seja mais necessário, sinal de que cumpriu sua tarefa: esclarecer de vez a crase. E, se possível, sem crise!

  • Um estudo de redundância

    Reprodução de minha dissertação de mestrado, que tratou de semântica, a partir de algumas frases consideradas redundantes que me foram enviadas pore-mail. O centro das análises é a linguista brasileira conhecida como Madre Olívia, muito pouco estudada no Brasil.

  • Português: sintaxe avançada

    Continuidade do livro “Português: sintaxe básica”, contém algumas propostas de abordagens menos tradicionais da sintaxe do português e muitos exercícios.

  • Português: sintaxe básica

    Livro de exposição de alguns princípios da sintaxe do português, fruto de um curso que ministrei. Contém muitos exercícios.

  • Acentuação gráfica pelo método lógico de apenas uma regra

    Aproveitei cursos em que aprendi essa regra única e cursos que ministrei sobre ela. Trata-se de uma compreensão sobre um ponto crucial na gramática do português e que provoca imensas dificuldades nos aprendizes do idioma. É uma dedução lógica a partir das raízes do idioma, não da descrição gramatical confusa que tradicionalmente é ensinada em escolas. Quem aprender a regra não quererá mais saber de tantas regras ensinadas pela gramática confusa tradicional (aliás, quem sabe quantas regras de acentuação gráfica temos?).

  • Novos contares

    São 19 contos compostos por puro entretenimento. Alguns foram enviados para concursos literários, até foram bem recebidos – não declino quais foram, nem os prêmios, tampouco os concursos –, mas o que importa é a possibilidade de mostrar a ficção em narrativas curtas, na busca de valorização da língua portuguesa, instrumento de que procuro me utilizar e de que julgo cuidar muito, pois, afinal, tenho um título de Mestre em Língua Portuguesa. As virtudes ou defeitos formam a base de dores, amores, humores e sem-pudores de tais narrativas. Este livro reúne contos que tratam de coisas que presenciei ou apenas inventei a partir de coisas que poderia ter vivido ou constatado. Não anseio pelo realismo nem o preconizo, no entanto. Alguma pesquisa formal e o entendimento de que o importante é criar moldam a feição de cada conto. E eu convido os leitores possíveis a apreciá-los.

  • As segundas vidas de tantos Homeros

    A inspiração veio do programa “Second Life”, que é um ambiente da Internet. Pensei em uma personagem única, de nome Homero, em homenagem ao famoso autor da Ilíada e da Odisseia, e compus vários contos com diferentes vidas de vários Homeros.

  • CP-1.060 (páginas em pânico)

    Vários contos com muita versatilidade na forma. Alguns foram premiados. Muita pesquisa formal e diálogos irônicos com o leitor.

  • Crônicas da voz do chão

    São 22 textos curtos em que comento alguns problemas contemporâneos, contemplo minha cidade, falo sobre dificuldades da leitura e divulgação da própria literatura, conto algumas histórias, coloco-me na pele de personagens do dia a dia profissional da grande cidade e narro algumas situações de forma irônica, além de saudar outros escritores e falar do próprio ofício segundo algum tipo de apreciação crítica que eu tenha recebido. Pretendo que a marca registrada de todos os textos seja uma sutil ironia. A tentativa principal é falar de algo mais próximo à vida de cada um na grande cidade. O chão é a própria urbanidade a falar, um chão áspero, cheio de amargura e carregado de reflexões sobre tantos problemas enfrentados pelo ser humano. Em meio a tudo isso, o tempo, senhor máximo da existência, dá o tom dos textos.

  • Cronoanatomias de meus encantos

    Basicamente é um apanhado de minhas crônicas do autor até 2010, que espelham muitas de minhas inquietações sobre o cotidiano, as minhas “cronoanatomias”, ou a dissecação da vida cotidiana que consigo fazer com minhas observações e minha linguagem.

  • A dança perpétua das sombras

    Livro poético que se apresenta quase como uma sequência do vício de poetar. O próprio poeta não sabe dizer ao certo o que é o livro, porque ele traz um apanhado de sombras de sua vida que dançam em torno do que ele é. O perpétuo é percebido apenas, mas não tem como ser absorvido pela efemeridade da vida humana. Os poemas passam como as sombras dançam: perpetuamente.

  • Versos esparrimados

    Advirto que esparrimar é sinônimo de esparramar. Preferi essa forma porque remete à rima, que pode aparecer na poesia. A essência do livro é a diversidade do verso. O sentido da poesia é a própria essência. Poemas em fôrmas fixas e alguns destaques, como o conjunto de sete poemas chamado “O restaurador de imagens”, bastante elaborados, e o poema “Automergulho”, que recebeu menção no Prêmio Internacional de Poesia Nósside de 2010, da Itália.

  • Revisão do pouso do instante

    Poemas que revisam a própria trajetória poética do autor, revisitando temáticas, com nova roupagem.

  • Jardins em poesia e outras vivências

    A temática principal são os jardins e tudo o que rodeia essa temática. As outras vivências são coletâneas de poemas esparsos que tratam de algumas inquietações do autor. Os jardins surgiram-lhe como as formas ideais de poesia, a partir da busca feita pelo poeta Mallarmé, do Simbolismo francês.

  • Inconclusos mitos

    Livro concluído em 2007, com vários poemas escritos em conjunto com outros, sob forma dialógica. Muitos temas compõem os mitos poéticos entrevistos pelo autor sob forma inacabada, inconclusa, para desvendamento complementar dos leitores.

  • Xadrez de Humanas Palavras: poemas

    Editado originalmente em 1989, utiliza as peças do jogo de xadrez como motivo dos poemas, que têm muitas vertentes. Alguns foram muito citados em artigos e bem comentados. Novamente, o lirismo de cunho social e filosófico apresenta-se, com grande amadurecimento das metáforas.

  • Poesia da precariedade

    Segundo livro do poeta, publicado quando ele contava 24 anos de idade. A capa, sugerida pelo editor, era precária: a foto do autor. O livro teve certa acolhida por parte da crítica, com algumas críticas elogiosas em jornais, além de uma citação do autor entre os novos poetas do Brasil, à época, em ampla reportagem do crítico Antônio Zago, para o jornal Folha de São Paulo. O poeta participou de um festival de poesia falada, obtendo um quarto lugar com o poema “Reflexões em ritmo de discotheque”. Em busca de um lirismo social, o jovem poeta arriscava algumas metáforas mais ousadas e tracejava caminhos de esperança em seus versos. A dedicatória do livro espelha suas leituras de filosofia: o poeta dedica-o a toda a humanidade, por ter-lhe desvendado a noção absolutamente clara da precariedade (como o livro “Assim falava Zaratustra”, do filósofo alemão Friedrich Nietzsche, que é dedicado a todos e a ninguém). Alguns leitores chegaram a observar a tendência à poesia filosófica já neste segundo livro.

  • Exercícios de Solidão

    Primeiro livro do autor, cuja publicação original deu-se em 1980, quando o poeta contava apenas 23 anos. Algumas curiosidades sobre o livro são, por exemplo, a carta que o poeta enviou a Carlos Drummond de Andrade, referindo-se ao poema “No meio da pedra”, que faz uma paródia do “No meio do caminho”, de Drummond – o consagrado poeta respondeu a Claudionor agradecendo e assinando com suas mãos já trêmulas (a carta constituiu-se durante muito tempo numa preciosidade para o jovem poeta); ou o envio, por iniciativa de uma distribuidora (Atlântis Livros), de exemplares do livro para a Biblioteca Nacional da Austrália, o que muito envaideceu o jovem poeta. Recentemente, o livro foi citado num “blog” de telespectadores que enviavam mensagens a participantes do programa televisivo Big Brother Brasil. O autor da mensagem colocava este livro ao lado do grande poeta Walt Whitman, o que também envaideceu o poeta.

Comments are closed.